Avançar para o conteúdo principal

Meteorito cai na Rússia e deixa 950 feridos


Um meteorito de pelo menos 50 metros e várias toneladas caiu na região de Tcheliabinsk, nos montes Urais, na Rússia, nesta sexta-feira (14). Cerca de 950 pessoas ficaram feridas, segundo os últimos dados do Ministério do Interior da Rússia divulgados pelo portal Russia Today.
Cerca de 950 pessoas receberam atendimento médico em Tcheliabins. Ao menos 110 pacientes estão hospitalizados, sendo que dois estão em estado grave. Do total de feridos, 159 eram crianças.O meteorito caiu a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, por volta das 09h20 pelo horário local (01h20 de Brasília). Mas os fragmentos do corpo celeste causaram danos em pelo menos seis cidades da região onde o asteroide caiu.
Segundo depoimentos de testemunhas citadas pela rádio "Eco" de Moscou, a queda do meteorito foi acompanhada de fortes explosões. Elas foram acompanhadas de uma luz intensa e de uma onda de tremor. Inclusive, muitas pessoas acreditaram que, na verdade, um avião havia explodido durante o voo.
A polícia começou uma avaliação para determinar se outros núcleos de população foram afetados pela queda. Além disso, patrulhas vigiam os edifícios que tiveram danos e perderam portas e janelas de vidro.
O Ministério de Emergência da Rússia pediu aos moradores para manter a calma. Todos foram orientados a voltar para casa e a buscar as crianças nas escolas, que foram fechadas por orientação do governo.
O meteorito - As proporções exatas do asteroide ainda são desconhecidas. Cientistas acreditam que ele pesava muitas toneladas e poderia ter várias dezenas de metros de comprimento. Isso porque corpos de menos de 50 metros se desintegram quando entram na atmosfera. Então, chegam à Terra apenas pequenos fragmentos, disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.
Sergei Smirnov, cientista do Observatório astronômico de Pulkovo, afirmou que o objeto tem uma massa de várias dezenas de toneladas, que se pôde ver com clareza no céu. Ele se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera.
A porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij disse à agência "Interfax" que a queda do meteorito não influiu nos níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros de normalidade para a região. Além disso, a Rosatom, agência russa para a energia atômica, informou que suas instalações nos Urais não foram atingidas pela queda do meteorito.
Vale lembrar que incidentes desse tipo são raros. Um dos casos mais conhecidos aconteceu quando um meteorito devastou uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria em 1908.
Em sua conta no Twitter, a Agência Espacial Europeia (ESA) disse que até o momento não há qualquer relação do incidente com a passagem de um asteroide de 45 metros pela Terra nesta sexta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Momade Bachir Sulemane liberto

Ao fim de 38 dias de cativeiro, o empresário Momade Bachir regressou, no passado sábado, ao convívio familiar, no culminar de um sequestro que ainda tem muitos contornos por esclarecer. Era cerca das 12h30 de sábado quando o empresário Momade Bachir Sulemane, que há pouco mais de um mês se tornou um dos sequestrados mais famosos do país, chegou à 18ª esquadra da PRM, na cidade do Maputo, escoltado por agentes da Polícia, alguns uniformizados e outros à paisana, num regresso que, segundo o empresário, não houve pagamento para o) resgate. Em declarações à imprensa que pacientemente aguardou pela sua chegada à 18ª esquadra, Bachir disse que durante os 38 dias em que esteve sequestrado passou por três cativeiros, no distrito da Macia, província de Gaza, sempre sob guarnição de quatro indivíduos, alguns dos quais de nacionalidade sul-africana e zimbabweana. “Além de me maltratar, não me davam alimentação”, disse Bachir a jornalistas, durante o breve contacto na 18ª esquadra, ao c...

Agostinho Vuma presidente da CTA

Agostinho Vuma toma posse hoje, em Maputo, como novo presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) para o triénio 2017-2020, depois de vencer as eleições realizadas ontem, às quais concorreu com suporte da Federação Moçambicana de Empreiteiros. A escolha de Vuma, que sucede a Rogério Manuel no cargo, decorreu durante a XXI Assembleia Geral Ordinária da instituição representativa do sector privado, realizada ontem, na cidade de Maputo, e que tinha como ponto único da agenda, a eleição dos novos órgãos sociais. Para ser eleito, Agostinho Vuma obteve 56 votos, contra 50 do outro candidato, Quessanias Matsombe, proposto pela Federação Moçambicana de Turismo. De referir que participaram no escrutínio 107 eleitores com direito a voto, em representação de igual número de associações empresariais de todo o país, tendo um dos votos sido considerado nulo pela comissão eleitoral. Em declarações à imprensa, momentos após a divulgação dos resultados, o candidato...

Horácio Goncalves afastado dos Mambas

  Horácio Gonçalves já não é seleccionador nacional do Mambas. A ligação entre a Federação Moçambicana de Futebol e o técnico português acontece após o descalabro do combinado nacional contra os Camarões, na etapa de qualificação ao Mundial Qatar 2022, competição na qual Moçambique já não tem hipótese de se apurar para a segunda fase. O enlace durou apenas seis meses. Apresentado em Abril último como novo timoneiro dos Mambas, em substituição de Luís Gonçalves, o técnico português, Horácio Gonçalves chegava aos Mambas hasteando a bandeira da mudança. A vontade era tanta, mas no terreno a realidade foi tão diferente, que os resultados não apareciam. O jornal “O País” contactou a FMF para confirmar a informação, mas sem sucesso. Todavia, uma fonte próxima ao organismo que superintende o futebol moçambicano confirmou o afastamento do técnico português, sem, no entanto, avançar as razões por detrás da decisão. A mesma fonte garantiu que a FMF irá, nos próximos dias, comunicar formalmen...