Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de outubro 30, 2014

Detidos falsificadores de moeda em Inhambane

A Policia da República de Moçambique (PRM), nesta quinta-feira, dois cidadão de nacionalidade Nigeriana, que se dedicavam a falsificação da moeda. A detenção destes dois indivíduos ocorreu na província de Inhambane, outros membros da quadrilha encontram-se foragidos, sendo um deles de nacionalidade tanzaniana e outro de nacionalidade congolesa. Durante a operação, a PRM apreendeu produtos diversos que supostamente eram usados na falsificação da moeda, dentre eles produtos químicos, seringas, folhas de chá, farinha de milho, e resma de papel. A polícia encontrou ainda na posse dos malfeitores cerca de 200 mil meticais em notas falsas. Juma Aly Dauto, porta-voz da corporação, diz que a neutralização do grupo deveu-se a uma denúncia popular, devido às movimentações consideradas estranhas pelo grupo de estrangeiros. O responsável adiantou que a polícia já tem pistas, tendo em vista a neutralização dos estrangeiros que conseguiram fugir.

FRELIMO e Filipe Nyusi ganham eleições gerais em Moçambique, anuncia CNE

A FRELIMO ganhou as eleições gerais em Moçambique, com uma maioria absoluta no Parlamento, e o candidato do partido, Filipe Nyusi, venceu as presidenciais com 57,3%. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique anunciou ao início da tarde desta quinta-feira (30.10) os resultados preliminares das eleições gerais de 15 de outubro, cujo apuramento distrital e provincial foi marcado pelo registo de várias irregularidades. Os resultados do apuramento nacional da votação foram divulgados pelo presidente do órgão eleitoral, Abdul Carimo, em cerimónia pública no Centro de Conferências Joaquim Chissano (CCJC), em Maputo. A FRELIMO vence as eleições gerais com uma maioria absoluta de 55,97% no Parlamento e o seu candidato, Filipe Nyusi, ganha as presidenciais com 57,03%. Ainda segundo os resultados oficiais preliminares, a RENAMO, conserva o estatuto de maior partido da oposição, obtendo 32,49% nas legislativas e o seu líder, Afonso Dhlakama, 36,61% nas presidenciais, enquanto...

Empresario Abdul Aziz sequestrado pela segunda vez

Foi sequestrado na manhã desta Quinta-feira, na cidade de Maputo o empresário moçambicano Abdul Aziz.  Este é o segundo sequestro que o empresário sofre em menos de um ano, depois do primeiro ter acontecido em Julho do ano passado, nas imediações da Escola Portuguesa na capital moçambicana. A FOLHA DE MAPUTO, está a trabalhar no sentido de obter mais dados em torno do assunto. Refira-se que Abdul Aziz, mais conhecido por Aziz Abdala é dono da loja SOCOAL localizada perto do Ponto Final, na cidade de Maputo, vocacionada para a venda de material elétrico e de construção.

Detido “gang” que roubava cimento a granel

Dez indivíduos encontram-se sob custódia policial acusados de terem roubado cimento a granel. Os meliantes, foram surpreendidos com cerca de 500 sacos de cimento a granel, numa quinta, nos arredores de Maputo. De acordo com o porta-voz da PRM a nível da cidade de Maputo, Emílio Mabunda, a “gang” colaborava com trabalhadores de várias fábricas que juntos, roubavam cimento, faziam enchimento e de seguida colocavam no mercado informal. Mabunda, disse ainda, que o grupo pode ser constituído por mais membros, incluindo trabalhadores os próprios trabalhadores das fábricas. Segundo a Folha de Maputo, as autoridades apontam Miguel Alexandre como cabecilha da quadrilha, mas o mesmo nega qualquer envolvimento no crime. A PRM garantiu que existem outros participantes no acto, mas que de momento encontram-se em parte incerta.

POLÍCIA INVESTIGA AMEAÇAS DE MORTE A JORNALISTAS DA RM E AIM

O jornalista sénior da Rádio Moçambique, Emílio Manhique, e o Director-Geral da Agência de Informação de Moçambique (AIM), receberam hoje ameaças de morte anónimas e que foram enviadas por serviço de mensagens curtas (SMS). Uma das mensagens, que passamos a citar palavra por palavra, foi enviada a Manhique, apresentador do programa matinal “Café de Manhã”, refere que “Manhique você é um jornalista muinto perigoso pela a paz. Cuidado você merece raptar”. A mesma mensagem acusa Manhique de ter ignorado mensagens anteriores que foram enviadas para a RM. As ameaças explícitas de morte aparecem na segunda mensagem, que demonstram claramente que o apoio de Manhique a Frelimo, partido no poder em Moçambique, acabaram por enfurecer a pessoa que enviou a mensagem anónima. “Emilio Manhique essa Frelimo que você defende dentes e garras está quase lhe custar cara. Com uma bala na nunca”, adverte a mensagem. “Encluzive o seu comentarista Masvie”. Apesar do erro ortográfico, o texto refe...

FUTEBOL: BALOTTELI APRONTA MAIS UMA

O avançado marcou o primeiro golo da vitória do Liverpool sobre o Swansea, mas nos instantes finais do jogo envolveu-se com Shelvey, a quem sacudiu a orelha. Mario Balotteli expressou a sua felicidade por "finalmente" ter voltado a marcar pelo Liverpool, como frisou na sua conta do twitter, mas apesar de ter ajudado os reds a evitarem a eliminação da Taça da Liga ante o Swansea não se livrou da polémica. Depois de Lovren ter feito o 2-1 para a equipa orientada por Brendan Rodgers, o internacional italiano picou-se com Shelvey, médio do clube galês, chegando a sacudir a orelha do ex-jogador dos reds, com a situação a escalar já depois do final da partida, obrigando a que a dupla fosse separada à entrada para o túnel, de forma a evitar maiores problemas.