Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro 15, 2015

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) atribuiu nota positiva ao desempenho macroeconómico de Moçambique, que continuous robusto em 2014, tendo atingido cerca de 7,5 por cento, com uma inflação baixa na ordem de 2.4 por cento. Segundo um comunicado do Ministério das Finanças, o êxito acontece  não obstante uma orientação orçamental mais expansionista do que a programada e uma base monetária ligeiramente acima da meta.

Netanyahu é tão criminoso como os terroristas

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu disse hoje, quinta-feira, que o homólogo israelita, Benjamin Netanyahu é "tão criminoso" como os terroristas responsáveis pelo massacre de Paris. "Ao encabeçar um Governo que bombardeia crianças que estão a brincar nas praias de Gaza, ao encarar com naturalidade a morte de palestinianos, ao matar cidadãos em águas internacionais quando se encontram a bordo de navios humanitários, Netanyahu comete um crime contra a humanidade igual ao dos terroristas que cometeram o massacre de Paris", disse Davutoglu. Por seu turno, o primeiro-ministro de Israel pediu à comunidade internacional para repudiar os "comentários vergonhosos", acrescentando que a "guerra contra o terror só terá êxito se for conduzida com clareza moral".

Moçambique investe hoje o quarto Presidente após a independência

Moçambique abre, esta quinta-feira, uma nova página na sua história, com a investidura de Filipe Jacinto Nyusi como o quarto Presidente da República, depois da independência nacional. Nyusi, que chega ao poder depois de vencer as eleições presidenciais de 15 de Outubro passado, será o terceiro Chefe de Estado eleito num processo democrático, depois de Joaquim Chissano (1994-2004) e Armando Guebuza (2005-2014). Segundo estabelece o n.o 1 do artigo 150 da Constituição da República, o Presidente da República é investido no cargo pelo presidente do Conselho Constitucional, em acto público, perante os deputados da Assembleia da República e demais representantes dos órgãos de soberania. Deste modo, a investidura de Filipe Nyusi tem lugar hoje, na Praça da Independência, cidade de Maputo, numa cerimónia que vai contar com a presença de pelo menos sete chefes de Estado e centenas de convidados, entre nacionais e estrangeiros, que vão testemunhar a passagem de testemunho de Armando Gue...