Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro 10, 2013

França recebe relatório preliminar sobre morte de Arafat

Após a exumação do corpo de Yasser Arafat, líder da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) morto em 2004, as autoridades palestinas entregaram ontem (9) às francesas um relatório preliminar sobre as investigações. Por sete semanas, especialistas investigaram os restos mortais do líder. Há suspeitas de que Arafat foi morto por envenenamento. O ministro da Justiça da Palestina, Ali Muhana, e o chefe da Comissão de Inquérito, Tawfik Tirawi, informaram que pretendem analisar o conteúdo do relatório para depois divulgá-lo. Para os palestinos, Arafat foi vítima de envenenamento. Especialistas suíços descobriram material radioativo em objetos pessoais do líder. Os restos mortais de Arafat foram analisados por especialistas da Suécia, França e Rússia. A previsão é que um relatório completo e final das investigações seja apresentado em dois meses.

Jornal russo reúne mais de 100.000 assinaturas pela dissolução da Duma

Em causa a lei promulgada por Vladimir Putin que proíbe a adoção de crianças russas por famílias norte-americanas. O jornal da oposição russo «Novaya Gazeta» anunciou, esta quinta-feira, que já reuniu mais de 100.000 assinaturas a favor da dissolução da Duma, a câmara baixa do Parlamento, no âmbito de uma campanha iniciada a 24 de dezembro. A recolha de assinaturas organizada pela publicação na sua página da Internet arrancou depois de a Duma ter adotado uma lei que proíbe as adoções de crianças russas por famílias norte-americanas. A lei que suscitou fortes críticas por parte da oposição, gerando até divergências no seio do Governo, foi promulgada pelo presidente russo, Vladimir Putin, e entrou em vigor a 1 de janeiro.

Asteroide que se aproxima da Terra é maior do que o esperado

O asteroide Apophis, que vai passar junto à Terra em 2029, tem mais 20 por cento de diâmetro do que o calculado em estimativas anteriores, indicam novos dados do telescópio Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA). Com base nestes novos dados, o Apophis terá 325 metros de diâmetro. Em estimativas anteriores, os cientistas calcularam um diâmetro de 270 metros. Batizado com o nome da divindade egípcia do mal e da escuridão, o Apophis vai passar a 14,4 milhões de quilómetros de distância, mas sem perigo e possibilitando aos astrónomos uma melhor observação. Inicialmente, os cientistas calcularam uma probabilidade de 2,7 por cento de uma colisão catastrófica do Apophis com a Terra, em 2029. O Apophis foi descoberto em 2004. Os novos cálculos, efetuados em 2009 pela NASA, afastaram a ameaça de colisão, prevendo que a passagem do Apophis, a 13 de abril de 2029, se faça a 22.208 quilómetros da Terra. Será a menor distância alguma vez registada nos tempos modernos. A probabilidade de ...