Dois vietnamitas foram detidos na sexta-feira quando faziam uma escala no aeroporto de Joanesburgo na viagem entre Maputo e Hanói, com 41 quilogramas de chifres de rinoceronte, informaram as autoridades da África do Sul citadas pela imprensa moçambicana.
A carga ilegal foi encontrada nas malas dos dois passageiros por cães da polícia sul-africana e é a maior apreensão de chifres de rinocerontes no aeroporto internacional Oliver Tambo, em Joanesburgo.
Já extinto na região sul de Moçambique, o rinoceronte tem sido alvo de ataques de caçadores furtivos moçambicanos no Parque Nacional Kruger, da África do Sul, mas pela relação contígua com a reserva moçambicana do Limpopo, a preservação da espécie é também uma preocupação das autoridades de Maputo.
Em julho, as autoridades do Parque Kruger revelaram que estavam a ponderar a retirada de parte da população de rinocerontes da reserva natural, procurando protegê-los de caçadores furtivos.
Segundo o porta-voz do parque, a ideia era "espalhar o risco", uma vez que o Kruger está a ser fortemente procurado por caçadores furtivos, muitos dos quais oriundos de Moçambique.
Cerca de 70% da população mundial de rinocerontes está concentrada na África do Sul, que, só este ano, perdeu 560 destes animais para a caça furtiva destinada sobretudo a países asiáticos como a China e o Vietname, onde se acredita que os chifres de rinocerontes têm propriedades medicinais contra o cancro.
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui