Presidente da Republica anuncia apartir do Cenaculo da IURD, disponibilidade de se encontrar com Dhlakama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5PZ3_WSyZz6oDYCTqAfkFM6zgzptuA94JRjR1PBTYxJ7Lh22IFP5gRXRZBRfpj6tSa4BtT_HHa6pBm4FKd-nvbIvGjNtHP2GEQDFSygMzxXz9XWfKzdHcaHQHe3vLyuY8hO8fEnG832c/s400/felipe+nyusi.jpg)
"Foi aqui pedido para dar mais atenção ao dossier da paz. Aceito porque assumi o compromisso. E digo que mesmo amanhã vou fazer formalmente um convite ao líder da Renamo para falarmos", disse Nyusi na catedral da IURD onde foi agradecer o apoio e encorajamento recebido da Igreja, durante a campanha eleitoral, que culminou com a sua eleição para o cargo de Chefe de Estado.
O culto evangélico foi antecedido por uma visita ao edifício que alberga a sede da Igreja. No final, o estadista moçambicano afirmou ter ficado bem impressionado com o investimento que a IURD está a realizar no capital humano, através do centro de formação profissional, permitindo que vários cidadãos recebam a formação profissional específica a título gratuito.
Nyusi disse estar ciente que Moçambique é um Estado laico, cuja filosofia assenta na separação entre o Estado e as confissões religiosas. Não obstante a esta laicidade, existe um relacionamento são e frutuoso entre o Estado e as confissões religiosas, que têm sido um parceiro privilegiado na implementação das políticas públicas, particularmente na área social.
Ciente ainda do papel que estas têm desempenhado, para a promoção de um clima de paz, bem-estar espiritual e material dos cidadãos e desenvolvimento económico e social do país, explicou que foi por isso criado o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, para dedicarem-se, de forma expressa, as confissões religiosas, tendo presente esta separação.
O Presidente Nyusi mostrou-se satisfeito pelo facto de a convivência entre religiões ser um valor que os moçambicanos têm sabido elevar bem alto, com o particular destaque na experiência que os líderes religiosos moçambicanos têm emprestado aos processos de pacificação do país, com resultados bastante positivos.
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui