Moçambique abre, esta quinta-feira, uma nova página na sua história, com a investidura de Filipe Jacinto Nyusi como o quarto Presidente da República, depois da independência nacional.
Nyusi, que chega ao poder depois de vencer as eleições presidenciais de 15 de Outubro passado, será o terceiro Chefe de Estado eleito num processo democrático, depois de Joaquim Chissano (1994-2004) e Armando Guebuza (2005-2014).
Segundo estabelece o n.o 1 do artigo 150 da Constituição da República, o Presidente da República é investido no cargo pelo presidente do Conselho Constitucional, em acto público, perante os deputados da Assembleia da República e demais representantes dos órgãos de soberania.
Deste modo, a investidura de Filipe Nyusi tem lugar hoje, na Praça da Independência, cidade de Maputo, numa cerimónia que vai contar com a presença de pelo menos sete chefes de Estado e centenas de convidados, entre nacionais e estrangeiros, que vão testemunhar a passagem de testemunho de Armando Guebuza ao novo inquilino da Ponta Vermelha.
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui