As autoridades policiais malawianas emitiram um mandato de captura contra a antiga Presidente do Malawi, Joyce Banda, em conexão com um escândalo de corrupção, também conhecido por 'Cashgate', e que culminou com o desvio de 6,8 milhões de dólares.
Imagens televisivas, que foram entregues a unidade anticorrupção da polícia, mostram vários encontros privados entre Banda e Oswaldo Lutepo, o principal acusado no escândalo, reporta o jornal Times Live na sua página electrónica.
Os alegados encontros tiveram lugar em várias residências oficiais. O governo também submeteu a unidade anticorrupção malawiana cópias e registos de presenças de alguns funcionários nos referidos encontros.
As alegadas reuniões, que contaram com a participação de alguns antigos ministros e funcionários do Partido do Povo (PP), na altura no poder, foram realizadas entre Dezembro de 2012 e Setembro de 2013.
O Ministro da Informação do Malawi, Kondwani Nankhumwa, explicou que o governo não tenciona influenciar os resultados da investigação do escândalo.
O papel do governo visa apenas facilitar o processo, para que os malawianos saibam exactamente quem desviou o dinheiro, disse Nankhumwa.
Lutepo pediu as gravações, com vista a provar que Joyce Banda também foi uma das beneficiárias dos fundos ilícitos.
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui