O antigo líder do Partido Social-Democrata (PSD), Marques Mendes, foi apanhado nas escutas da Polícia Judiciária (PJ) portuguesa a pedir ajuda a António Figueiredo, ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, para desbloquear dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros - um empresário moçambicano e a mulher.
O primeiro pedido aconteceu em Agosto de 2014; o segundo em Outubro. Não se avança o nome do referido empresário moçambicano, nem o da sua mulher.
António Figueiredo foi detido em Novembro na sequência da operação “Vistos Gold”. Com ele, foram detidos Manuel Jarmela Palos, ex-director Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e Maria Antónia Anes, secretária-geral do Ministério da Justiça. Dos três, apenas António Figueiredo se mantém em prisão preventiva. Os outros dois estão com pulseira electrónica.
O primeiro pedido para agilizar processos referia-se à mulher de um empresário moçambicano. António Figueiredo garantiu ao amigo que ia ajudá-lo. Em Outubro, Marques Mendes pediu ajuda para desbloquear o processo de uma mulher brasileira que pretendia fazer grandes investimentos em Portugal.
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui