Maputo, 12 Dez (AIM) Os trabalhos preparatórios para as obras da construção da ponte Maputo/KaTembe já foram concluídos, e os gestores do projecto garantem a sua execução dentro dos prazos estabelecidos, com a entrega do empreendimento até finais de 2017.
A ponte, que liga a cidade de Maputo ao outro lado da baía, irá funcionar com dois viadutos de acesso (sul e norte). Segundo constatou hoje a AIM, os trabalhos definitivos de construção de estacas já estão na fase conclusiva no viaduto de acesso sul.
Depois deste processo, seguir-se-á à construção de duas torres, com 136 metros de altura.
Em declarações a imprensa, o engenheiro do projecto, Vicente Miranda, considerou de ingrato o trabalho realizado até ao momento, porque o mesmo ainda decorre do nível das fundações e, por isso, ainda não é visível aos olhos das pessoas.
As pessoas não vêem. O trabalho das fundações não se vê. Fazer estacas com cem metros de profundidade não é brincadeira. Os viadutos de acesso têm estacas com 55 metros de profundidade. O nosso bloco de ancoragem é um cilindro com 50 metros de diâmetro e 50 metros de profundidade. Tudo se vai desenrolar daqui para baixo. É isto que vocês têm que transmitir aos vossos leitores. Vocês vão continuar a não ver nada para cima, explicou o engenheiro.
Miranda disse que esta fase de fundação vai decorrer durante um ano, sendo que, nos próximos meses, vamos continuar a não ver nada para cima.
Segundo a fonte, são muitos desafios que o empreiteiro enfrenta devido a grandeza da obra.
Só para ter uma ideia, uma estaca de 100 metros de profundidade e com dois metros de diâmetro, que são estacas da torre, leva 400 metros cúbicos de betão só de uma vez. É uma obra que exige muita concentração, esforço, mas é uma obra que é perfeitamente viável, referiu.
O projecto prevê a intervenção em cerca de 209 quilómetros de estradas, dividida em três troços, designadamente Maputo/KaTembe; KaTembe/Ponta do Ouro; e Bela Vista/distrito de Boane.
Em relação a estas estradas de ligação, também já foi concluído o projecto KaTembe-Ponta do Ouro.
Estamos a trabalhar no projecto. Logo que terminarmos o projecto iremos começar as obras. Estamos num período chuvoso. Não é viável começar uma obra de estradas quando a época de chuvas está a começar. É uma coisa que ainda vamos discutir com o empreiteiro, mas tudo indica que vamos esperar que as chuvas abrandem, concluiu o engenheiro.
O custo total do projecto da construção da ponte Maputo/Ka Tembe, incluindo ambas as estradas está orçado em 725 milhões de dólares. A execução da obra está sob a responsabilidade da Companhia Chinesa de Estradas e Pontes (CRBC, sigla em inglês).
(AIM)
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui