Avançar para o conteúdo principal

Armando Nenane contrata dois advogados de peso

 

Na sequência da revogação da sua procuração ao seu anterior advogado de defesa, Elvino Dias, por desinteligencias insanaveis, Armando Nenane, arguido no processo, que lhe é movido pelo General na reserva Atanásio N Tumuke, Armando Nenane, contratou dois advogados de peso para o defender. 

Trata se dos renomados advogados, Flávio Menete e João Trindade. 

Eis a sua publicação retirada da sua pagina do Facebook. 


FLÁVIO MENETE E JOÃO TRINDADE SUBSTITUEM ELVINO DIAS

Por Armando Nenane


Na sequência da revogação da procuração anteriormente emitida a favor do advogado Elvino Dias, o autor destas linhas acaba de emitir uma nova procuração a favor de dois advogados que aceitaram conceder assistência e patrocínio jurídico no âmbito do processo judicial em que somos acusados de crimes de difamação, calúnia e falsificação de documentos pelo general na reserva Atanásio Salvador Mtumuke, ex-ministro da defesa nacional. Trata-se dos advogados Flávio Menete e João Carlos Trindade, sendo o primeiro antigo Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique e o segundo antigo juiz conselheiro do Tribunal Supremo, ambos com larga experiência em defesa dos direitos humanos e cidadania, da liberdade de imprensa e de expressão.

No âmbito do autos de instrução preparatória nr 121/11/2021, o autor destas linhas foi constituído em arguido e ouvido posteriormente nessa condição, estando neste momento a aguardar pelos passos subsequentes. 

Os alegados crimes de difamação, calúnia e falsificação de documentos de que o autor destas linhas vem sendo acusado pelo general na reserva surgem na sequência de haver efectuado um depósito numa conta bancária onde teria sido depositados os famosos 8.6 milhões de meticais que eram destinados aos polícias e militares de uma força tarefa conjunta mas que tais valores não chegaram aos destinatários por motivos que ainda não estão muito bem claros, tendo aparecido o nome do general na reserva Atanásio Mtumuke no talão de depósito. 

De referir que antes de ser constituído em arguido, o autor destas linhas teria sido avisado que seria arguido num almoço promovido pelo advogado do general na reserva, tendo na altura respondido que não havia problema que assim acontecesse uma vez que um processo judicial é a sede própria para o esclarecimento da verdade dos factos. Estranhamente, o advogado do ofendido, Salvador Nkamate, esquecendo-se que já haviamos tomado um café antes da nossa constituicao em arguido, voltou a solicitar um cafe com o intuido de que o autor destas linhas emitisse publicamente um pedido de desculpas ao ex-ministro da defesa nacional, ao que respondemos novamente que tal nao poderia acontecer, uma vez que seria o mesmo que admitir os crimes em causa. Nada obsta que o processo em curso possa seguir os seus tramites legais tal como foi da vontade do general quando o mesmo decidiu enveredar por esse a caminho, ate porque nunca esteve em causa a pessoa do general mas sim a transparencia na gestao da coisa publica.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rusga na Colombia ( Bairro da Coop).

Um contingente policial fortemente armado e acompanhado de cães farejadores invadiu o bairro da Coop, cidade de Maputo, na tarde de ontem, à procura de vendedores de droga. A rusga policial incidiu sobre uma zona vulgarmente conhecida por “Colômbia”, que tem um histórico de venda e consumo de drogas. Fala-se de dezenas de agentes da polícia de choque que entravam de casa em casa, na tentativa de encontrar o que justificasse aquela operação que durou cerca de duas horas. “Entraram no meu quarto, vasculharam de qualquer maneira e deixaram as minhas coisas no chão. Os meus netos estavam a almoçar. Deitaram a comida e aqueles cães começaram a cheirar a comida”, descreveu Fátima Matono, dona de uma das casas invadidas.

Momade Bachir Sulemane liberto

Ao fim de 38 dias de cativeiro, o empresário Momade Bachir regressou, no passado sábado, ao convívio familiar, no culminar de um sequestro que ainda tem muitos contornos por esclarecer. Era cerca das 12h30 de sábado quando o empresário Momade Bachir Sulemane, que há pouco mais de um mês se tornou um dos sequestrados mais famosos do país, chegou à 18ª esquadra da PRM, na cidade do Maputo, escoltado por agentes da Polícia, alguns uniformizados e outros à paisana, num regresso que, segundo o empresário, não houve pagamento para o) resgate. Em declarações à imprensa que pacientemente aguardou pela sua chegada à 18ª esquadra, Bachir disse que durante os 38 dias em que esteve sequestrado passou por três cativeiros, no distrito da Macia, província de Gaza, sempre sob guarnição de quatro indivíduos, alguns dos quais de nacionalidade sul-africana e zimbabweana. “Além de me maltratar, não me davam alimentação”, disse Bachir a jornalistas, durante o breve contacto na 18ª esquadra, ao c...

Este é o ano mais trágico para emigrantes

  Pelo menos 8.565 pessoas morreram em 2023 a percorrer as rotas migratórias mundiais, tornando o ano passado no mais mortal já registado, avançou hoje o Projeto Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O número de mortos em 2023 representa um aumento de 20% em relação a 2022, adianta a organização, sublinhando, em comunicado hoje divulgado, a "necessidade urgente de medidas para evitar mais perdas de vidas". O total do ano passado ultrapassa o recorde de mortos e desaparecidos a nível mundial que tinha sido registado em 2016, quando 8.084 pessoas morreram durante a migração. A travessia do Mediterrâneo continua a ser a rota mais mortal para migrantes, com pelo menos 3.129 mortes e desaparecidos, o que constitui o número de vítimas mortais mais elevado da região desde 2017. Mas a OIM também registou, em 2023, números sem precedentes de mortes de migrantes em África (1.866) e na Ásia (2.138). Em África, a maioria destas mortes aconteceu no ...