Morreu ontem o antigo Ministro das Obras Publicas e Habitação, Felício Zacarias, vítima de doença.
Felício Zacarias entrou no governo pelas mãos de Joaquim Chissano como governador da Província de Manica e mais tarde foi governador de Sofala (2000-2005). No primeiro mandato de Armando Guebuza como Presidente da República foi nomeado Ministro das Obras Públicas e Habitação.
Durante o seu percurso no governo foi um acérrimo defensor da transparência e boa governação tendo liderado pessoalmente acções de combate a corrupção. Em Sofala, Felício Zacarias desmontou redes infiltradas no governo que montavam esquemas para sobrefacturação nas obras públicas e se recusou a inaugurar diversas infraestruturas por falta de qualidade.
Combateu a exploração ilegal de madeira e corrupção na polícia.
No seu mandato como governador da província de Sofala, o sector da educação ficou por vários meses sem director provincial porque Felício Zacarias se recusava a conferir posse a um director indicado a nível central sem que ele fosse consultado como indicava a lei. Uma situação que gerou mal estar entre ele e o Ministro da Educação, na altura.
Por várias vezes lançou críticas contra o governo de que fazia parte por interferência nas suas acções de combate a corrupção.
Também era conhecido pela informalidade. Muitas vezes dispensava o protocolo e segurança para frequentar casas de pasto, onde era carinhosamente tratado por Mano Zaca.
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui