As linhas desta polémica estão definidas: os defensores de uma família tradiocional, pai-mãe, contra as famílias monoparenteais, ou compostas por pares do mesmo sexo.
Sucedem-se os protestos contra o casamento homossexual, em França. O presidente, François Holland deu um passdo atrás, deixando a decisão, para os presidentes de câmara.
Iniocialmente, tinha desenvolvido pol~iticas que respondessem às alterações demográficas, como tem acontecido, noutros países europeus.
Mas em alguns países, como a França e a Espanha, estalou a controvérsia, à volta do casamento gaz, com todos os seus direitos.
Não há muitas estatíticas sobre o assunto. Mas um terço das crianças europeias são extra-matrimoniais.
Este número duplicou, em 20 anos.
Será que a legislação europeia e as políticas públicas acompanham as mudanças sociais, permitindo que as pessoas possam viver juntas, independentemente do sexo, e que possam ter filhos?
E que efeito terá tudo isto, nas novas gerações?
Discutimos o assunto com Sophie Veld, vice-presidente da Comissão Parlamentar das Liberdades Cívicas e da Justiça e dos Assuntos Internos do Parlamento Europeu e membro do inter-grupo sobre os direitos dos homossexuais. E ainda com Frigide Barjot do grupo Humanidade Sustentável e com o psicólogo Salvatore d’ Amore.
Um contingente policial fortemente armado e acompanhado de cães farejadores invadiu o bairro da Coop, cidade de Maputo, na tarde de ontem, à procura de vendedores de droga. A rusga policial incidiu sobre uma zona vulgarmente conhecida por “Colômbia”, que tem um histórico de venda e consumo de drogas. Fala-se de dezenas de agentes da polícia de choque que entravam de casa em casa, na tentativa de encontrar o que justificasse aquela operação que durou cerca de duas horas. “Entraram no meu quarto, vasculharam de qualquer maneira e deixaram as minhas coisas no chão. Os meus netos estavam a almoçar. Deitaram a comida e aqueles cães começaram a cheirar a comida”, descreveu Fátima Matono, dona de uma das casas invadidas.
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui