Rio Tinto comprou acções da Riversdale em 2011, com a expectativa de adquirir carvão metalúrgico num espaço em Benga.
De lá para cá, efectuou trabalhos de prospecção e reavaliação do espaço e descobriu que não existia a quantidade de minério esperado, tendo perdido três mil milhões de dólares nos seus resultados de 2012. Na sequência desta e de outras imparidades do grupo, o director-executivo, Tom Albanese, demitiu-se.
A estimativa de redução dos resultados esperados em 2012 é derivada de um trabalho de prospecção e avaliação efectuado pela Rio Tinto Coal Mozambique, num espaço que adquiriu em 2011 da Riversdale Mining Limited, o que induziu para “uma revisão em baixa das estimativas do volume de carvão metalúrgico recuperável nas áreas mineiras (...) e também a reavaliação da escala que o volume de negócios pode alcançar”, indica um comunicado enviado ontem ao “O País”.
“A conjuntura de volumes inferiores de carvão metalúrgico recuperável e a impossibilidade de aumentar a produção como originalmente projectada devido aos constrangimentos de infra-estruturas conduziram à redução do valor escriturado da Rio Tinto Coal Mozambique e registo de uma imparidade das contas da Rio Tinto”, explica o comunicado.
O documento mostra que “a produção de carvão pela Rio Tinto Coal Mozambique está, actualmente, limitada pela falta de capacidade de infra-estruturas de transporte”, isto porque não houve espaço para a empresa avançar com o projecto, com base nos seus planos infraestruturais originais.
O comunicado informa ainda que no início, a Rio Tinto tentou “fazer o transporte do carvão no Rio Zambeze” mas até então encontra-se no “processo de identificação de rotas de escoamento alternativas, uma vez que aquela opção não obteve aprovação final”. Apesar dessa limitação, a Rio Tinto diz que “continua a trabalhar com o governo de Moçambique” no sentido de desenvolver alternativas de infra-estruturas de transporte no país.
A Rio Tinto acredita que “a Rio Tinto Coal Mozambique pode, em última análise, ser um negócio valioso de carvão metalúrgico”, daí que “vai continuar a aumentar a produção de carvão metalúrgico de Benga”, salientando que este é “um recurso geológico raro e sem substituto na indústria siderúrgica” e prevê um preço favorável do carvão metalúrgico, por considerar que no futuro haverá uma forte procura por este produto.
Um contingente policial fortemente armado e acompanhado de cães farejadores invadiu o bairro da Coop, cidade de Maputo, na tarde de ontem, à procura de vendedores de droga. A rusga policial incidiu sobre uma zona vulgarmente conhecida por “Colômbia”, que tem um histórico de venda e consumo de drogas. Fala-se de dezenas de agentes da polícia de choque que entravam de casa em casa, na tentativa de encontrar o que justificasse aquela operação que durou cerca de duas horas. “Entraram no meu quarto, vasculharam de qualquer maneira e deixaram as minhas coisas no chão. Os meus netos estavam a almoçar. Deitaram a comida e aqueles cães começaram a cheirar a comida”, descreveu Fátima Matono, dona de uma das casas invadidas.
Comentários
Enviar um comentário
Comente aqui